Para quem acha que o GMAIL é apenas um serviço do google ele é muito mais. Há muitas pessoas que ainda se enganam e tentam aceder ao gmail através do endereço www.gmail.pt mas este endereço não serve, o endereço é www.gmail.com ou gmail.google.com.

O Google lança hoje a versão em português do Gmail, com mais de 6,6 Gigabytes de capacidade de armazenamento e com a sua vista de conversação única, o que torna a organização e pesquisa dos correios electrónicos muito mais simples.

«Este é um grande lançamento para os nossos utilizadores em Portugal», disse Inês Gonçalves, responsável de Marketing da Google Portugal, acrescentando: «Estamos sempre entusiasmados em fornecer um maior acesso às pessoas em todo o mundo. Mas nós não fizemos apenas isso: adicionámos recentemente algumas características novas, tais como as Conversas em grupo (Group Chat) e as Etiquetas Coloridas (Coloured Labels) e pensamos que os utilizadores portugueses irão adorar».

O Gmail (também GMail, Google Mail ou Giga Mail) é um serviço gratuito de e-mail criado pelo Google em 2004. Atualmente novos cadastros são abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004, Dia da Mentira, o que lançou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade.

Tal serviço de e-mail revolucionou os demais já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1GB de espaço de armazenamento. O Yahoo! Mail e MSN Hotmail, que ofereciam 6MB e 2MB, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrerem comercialmente. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos por todo o mundo.

Exatamente por esse motivo e para manter o recurso de oferecer mais espaço que a maioria dos provedores, no dia primeiro de Abril de 2005 o sistema lança seu programa “infinito + 1″ e começa a aumentar o espaço de armazenamento. No começo, a taxa de aumento era de 4 bytes por segundo (aprox. 337 KB/dia) e já chegou a ser de 1500 bytes por segundo (aprox. 124 MB/dia). Atualmente esta taxa gira em torno de 315 bytes por segundo (aprox. 26 MB/dia) e o serviço oferece mais de 7,3GB de espaço de armazenamento.

A novidade mais recente foi a incorporação do Google Buzz no Gmail, e a abertura de novos cadastros para todo o público (e não somente pelo sistema de convites, como era anteriormente). Ocorreu de forma semelhante ao Orkut.